Recorde de casos de gripe no Brasil ressalta a importância da higiene e limpeza para a prevenção de doenças infecciosas
Os números de casos de gripe explodiram em 2022, e o Brasil já ultrapassou quase todas as taxas de óbitos anuais pela doença desde o início deste século.
Segundo o Poder360, dados da Sivep-Gripe registraram mais de 1500 mortes somente em janeiro e fevereiro, enquanto artigo publicado no VivaBem (UOL) mostra que os casos de influenza A aumentaram até 400% na primeira quinzena de setembro em comparação aos dois meses anteriores. Marcelo Gomes, coordenador da InfoGripe, afirmou à Folha que os números podem indicar um novo surto do vírus em todo país.
Como higiene e limpeza protegem contra doenças infecciosas?
Com a flexibilização das medidas contra a covid-19, empresas e pessoas estão deixando de cuidar apropriadamente da higiene e limpeza, e os casos de gripe e outras doenças infecciosas tendem a aumentar.
Sem a higienização adequada, o vírus da gripe pode sobreviver até 48 horas em algumas superfícies, o que facilita sua transmissão. Por isso, é fundamental aplicar os aprendizados e manter os hábitos adquiridos na pandemia para reduzir o risco de contaminação por outras doenças.
Cuidados simples são peças chaves para a prevenção de doenças infecciosas:
sempre lave bem as mãos quando chegar da rua ou manusear alimentos
quando não for possível lavar as mãos, higienize-as com álcool gel
mesmo que não seja obrigatório, utilize máscaras em locais fechados onde haja aglomeração (como no transporte público)
nunca toque seu rosto sem higienizar as mãos
limpe e higienize periodicamente objetos de uso pessoal, como celular, chaves e carteira
Estas dicas mostram que o cuidado não é só na parte da limpeza dos ambientes e superfícies – há uma corresponsabilidade das pessoas, que precisa ser estimulada com campanhas de conscientização para aumentar seu engajamento e compromisso a respeito da higiene.
Quais são os sintomas da gripe?
Para a maioria das pessoas, a gripe se cura em poucos dias. Para um grupo, porém, a doença pode levar a casos sérios de pneumonia, miocardite, encefalite ou até mesmo falência múltipla de órgãos. Atente-se aos sintomas e se cuide:
febre
dor de garganta
tosse
calafrios
dor no corpo
dor de cabeça
nariz entupido/escorrendo ou entupido
fadiga
Em caso de sintomas, aumente o isolamento para evitar a transmissão – e, caso persistam, sempre procure um serviço de saúde para orientação e cuidados.
Comments